terça-feira, 27 de julho de 2010

O olhar que alimenta o artista...

Gosto de olhar no olho da criança. De sentir o ponto onde a história ou a canção ou o gesto vai despertar seu riso descompromissado. De derramar felicidade e danadice. De ser feliz feito criança.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bagunça lembra Tino Freitas

Sempre que vou às escolas apresentar meu show e os livros eu volto pra casa mais feliz. Embora o show tenha um roteiro pré-estabelecido, nunca dá para saber as reações do "outro lado". Afinal de contas, não combinei nada com as crianças. E, nesse caso, não combinar é a grande sacada!!!

No dia 24 de junho fui encontrar as crianças do Centro de Ensino Fundamental 03, no Riacho Fundo, entorno de Brasília. As professoras haviam apresentado o livro CADÊ O JUÍZO DO MENINO? para as turmas e - de certa forma - estávamos íntimos uns dos outros. Foi uma farra.

As fotos registram o olhar grudado no gesto, na palavra, no livro, sem deixar escapar nada. Mas as imagens guardam um silêncio que não revela a verdade pois, naquela manhã, brincamos juntos, sorrimos juntos, gritamos e cantamos juntos. Fomos felizes. E eu trouxe muito daquela felicidade para casa.
Dias depois, recebi algumas fotos daquele encontro. E ainda reverberavam em mim a alegria minha e das crianças. Fui menino por alguns minutos. E a aluna ALICE NASCIMENTO, de 8 anos, também percebeu, e escreveu o poema abaixo, depois da farra que fizemos juntos com toda a escola:

Lembra do Tino Freitas
Tino Freitas lembra diversão
diversão lembra leitura,
leitura lembra livro,
livro lembra informação,
informação lembra literatura,
literatura lembra letras,
letras lembra música,
música lembra crianças,
Crianças lembra bagunça,
bagunça lembra Tino Freitas.
Tino Freitas lembra: Cadê o juízo do menino.

Duas resenhas remotas e descontroladas...

O livro CONTROLE REMOTO (Tino Freitas, ilustras da Mariana Massarana, Manati) segue colhendo impressões por aí.

AQUI você lê a íntegra do que LIGIA PIN escreveu (trecho: "Já dizia uma amiga, o ser humano não nasce com "manual de instrução" e saber lidar com o outro requer tempo, sabedoria, disposição e amor. Tino foi pontual e usou a criatividade ao tocar no tema - quem lida com crianças (como eu) sabe que atualmente, o que mais falta nas famílias é o vínculo afetivo entre pais e filhos").

AQUI você lê a íntegra do que ALESSANDRA ROSCOE escreveu (trecho: "fiz duas leituras com meus filhos maiores ( a caçula leu por conta própria, quase de cabeça pra baixo, mas leu, viu Tino e Mariana?) e ambos me olharam ao fim da história com um sorriso maroto no canto da boca, mandando um recado bem explícito. O velho dilema do conflito de gerações: pais querendo ser controladores e filhos pedindo e não querendo limites. Os meninos amaram a história...").

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um troféu SUPPA SUPPA SUPER!!!

O pessoal dos Correios tem aparecido na toca dos Roedores de Livros com algumas surpresas, além das contas a pagar. Uma das melhores dos últimos dias foi essa caixa aí de cima.

Pela primeira vez, a equipe da Revista CRESCER está entregando um "troféu" para os indicados (autor e ilustrador) na lista OS 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DO ANO, publicada na edição de junho passado. O mimo, produzido pela querida SUPPA (ilustradora, artista plástica), é feito com madeira, tecido, tinta e papel, e é LINDOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Junto com o troféu, uma carta muito gentil dos editores, e o selo - que a editora pode usar nas reimpressões da edição selecionada. Vocês estão carecas de saber (aliás, careca estou eu) que o meu primogênito literário CADÊ O JUÍZO DO MENINO? (Ilustras da Mariana Massarani, editora Manati) está na lista, a partir das preferências de 40 especialistas em LIJ.

Agora, a belezura está aqui na nossa estante. Valeu equipe da Crescer!!! A indicação já tinha sido SUPPER, mas o troféu foi demais!!! SUPPAR!!!!!!!! Hatuna Matata!!!