quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bagunça lembra Tino Freitas

Sempre que vou às escolas apresentar meu show e os livros eu volto pra casa mais feliz. Embora o show tenha um roteiro pré-estabelecido, nunca dá para saber as reações do "outro lado". Afinal de contas, não combinei nada com as crianças. E, nesse caso, não combinar é a grande sacada!!!

No dia 24 de junho fui encontrar as crianças do Centro de Ensino Fundamental 03, no Riacho Fundo, entorno de Brasília. As professoras haviam apresentado o livro CADÊ O JUÍZO DO MENINO? para as turmas e - de certa forma - estávamos íntimos uns dos outros. Foi uma farra.

As fotos registram o olhar grudado no gesto, na palavra, no livro, sem deixar escapar nada. Mas as imagens guardam um silêncio que não revela a verdade pois, naquela manhã, brincamos juntos, sorrimos juntos, gritamos e cantamos juntos. Fomos felizes. E eu trouxe muito daquela felicidade para casa.
Dias depois, recebi algumas fotos daquele encontro. E ainda reverberavam em mim a alegria minha e das crianças. Fui menino por alguns minutos. E a aluna ALICE NASCIMENTO, de 8 anos, também percebeu, e escreveu o poema abaixo, depois da farra que fizemos juntos com toda a escola:

Lembra do Tino Freitas
Tino Freitas lembra diversão
diversão lembra leitura,
leitura lembra livro,
livro lembra informação,
informação lembra literatura,
literatura lembra letras,
letras lembra música,
música lembra crianças,
Crianças lembra bagunça,
bagunça lembra Tino Freitas.
Tino Freitas lembra: Cadê o juízo do menino.

3 comentários:

Lígia Pin disse...

Ahhhh e já to vendo seu sorriso de orelha a orelha.. rsrsr
;o)

Graça Carpes disse...

Passei para conhecer e achei tuo lindamente feliz!
:)

Anônimo disse...

Sempre esbanjando alegria e distribuindo cultura!
Parabéns pelo projeto!
Sucesso sempre!
bjo
Erika Pacheco