terça-feira, 25 de maio de 2010

Encontrando juízos na Biblioteca Infantil da 104 Sul

Na última quinta, 20 de maio, passei um bom tempo com pais e filhos e professores da Escolinha de Criatividade da Biblioteca Infantil da 104/304 Sul. A equipe de lá faz um trabalho muito bacana e conta com o apoio dos pais para que as atividades em torno do livro sejam as melhores possíveis. Foi incrível descobrir o que as crianças fizeram a partir do Cadê o juízo do menino?

Tudo pronto para começar a festa às 19h. O som estava pronto, cadeiras no lugar, público chegando e eu e Ana Paula descobrindo os parafusos/juízos espahados pela biblioteca. Por exemplo: o "livro" que Ana está folheando na foto abaixo chama-se "Aqui encontramos nosso juízo" e cada criança criou e coloriu uma páginam fazendo referência a um livro e "escondendo" o seu parafuso. Muito, muito bacana.

Na chão da entrada da biblioteca, pistas que levam a "juízos" escondidos por todo lugar. ADOREI.
Hora do show. Casa cheia. Umas 200 pessoas. No meio da apresentação, a turma "pega o espaguete" Mas a menina de blusa lilás parece que está de dieta.

Hora de contar a história do menino que perdeu o juízo. Olhos atentos. Sorrisos. Quanta alegria a cada apresentação, ao sentir que as palavras fazem cócegas nos ouvintes. Essa é a grande mágica do livro.
Ah, vejam na foto abaixo que a menina que não estava a fim de macarrão está de boca aberta e olhos arregalados grudados no livro. O traço da Mariana pescou ela de longe. Fome de livro. E ela ali, no lugar certo: uma biblioteca!

Depois, sessão de autógrafos. Mais uma hora conversando com a garotada. Adoro essa parte. A fila congestiona um pouco porque gosto de saber um pouco de cada criança para escrever uma dedicatória mais pessoal. Para um público assim, bacana, divertido, carinhoso... todo o tempo do mundo. Foi bom, gente. Adorei. Espero voltar em breve. Hatuna Matata!

Um comentário:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Amo o olhar atento das crianças. Parabéns!!! Belo trabalho.