sexta-feira, 7 de março de 2014

OS INVISÍVEIS no CATÁLOGO DE BOLOGNA 2014.

Há pouco recebi com alegria a notícia de que o livro OS INVISÍVEIS (il. Renato Moriconi, Casa da Palavra) participa do Catálogo de Bologna 2014, ao lado de outros livros que também admiro por demais. É a terceira vez que um livro meu participa dessa seleção (em 2011, foi a vez do CONTROLE REMOTO e em 2013 o livro em destaque foi AS CRIANÇAS VÃO FICAR DOIDAS, ambos ilustrados por Mariana Massarani e publicados pela Manati). É uma honra pertencer a esse rol.


O livro está ali, na página 47, na seção de publicações para crianças. A capa é acompanhada de uma resenha em inglês (que reproduzo na imagem abaixo) escrita por Alexandra Figueiredo a pedido da FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, organizadora do catálogo. O livro vai para a 51ª Feira deLivro de Bologna, na Itália, onde permanecerá exposto no stand do Brasil. Depois, o livro passará a integrar o acervo da BIBLIOTECA JUVENIL INTERNACIONAL, localizada num castelo em Munique, Alemanha.



Segundo Alexandra, em OS INVISÍVEISEscritor e ilustrador alcançaram perfeita harmonia entre texto e imagem nesta história de um menino que tem o "superpoder" de ver pessoas invisíveis aos seus parentes. As inabilidades sociais sugeridas pelas palavras e expressas nas ilustrações convidam o leitor a refletir sobre situações similares vivenciadas em grandes cidades. Preto, branco, cinza e, especialmente, laranja guiam nosso olhar atento enquanto acompanhamos o tempo, que faz com que o menino se esqueça de que um dia foi especial”.



Esse livro foi feito por várias mãos e é impossível não agradecer à Ana Paula Bernardes, Renato Moriconi, Renata Nakano e Raquel Matsushita. E, claro, à editora Casa da Palavra, que acreditou na história e investiu nesse livro que tem emocionado leitores por esse Brasil. Bom saber que também emocionou a turma da FNLIJ, a quem agradeço a indicação. Abaixo posto uma imagem do livro para que vocês possam ter uma ideia de como é esse picture book. Hakuna Matata!!


Sobre o Catálogo de Bologna 2014:

A cada ano, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) seleciona livros para integrar o Catálogo de Bologna, que é apresentado ao público da Feira do Livro Infantil de Bologna, que acontece na cidade italiana em março. A Feira é dos maiores eventos do gênero no planeta. Na verdade, é uma grande feira de negócios em que acontecem contratos de publicação de livros entre editoras de vários países. Em 2014, o catálogo da FNLIJ (com um projeto gráfico feito a partir de ilustraçoes de Ciça Fittipaldi) selecionou 177 livros de autores brasileiros, a partir de uma lista de 910 publicações divididos nas seções (em inglês) Children (48), Young People (12), Non-Fiction (19), Poetry (31), Book without text (9), Drama (2), Retold (19), text books on children and young people literature (7) and nem editions (30).


Clique NESTE LINK para baixar o Catálogo de Bologna 2014.

Nenhum comentário: