segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Crianças doidas no Estadão!!!


Sexta passada (28/12) tive a alegria de ver publicada no Blog do ESTADINHO (Suplemento Infantil do jornal O Estado de São Paulo) uma resenha super bacana sobre o livro AS CRIANÇAS VÃO FICAR DOIDAS! (il. Mariana Massarani, Manati). Se vocês ainda não leram por lá, reproduzo logo abaixo. Hakuna Matata!!!

"Seu Tatá está tão tantã  
Que passa feito tufão,
Soltando raio e trovão  
Na caverna do dragão.

TIC TAC TIC TAC

Se eu não corro, me atraso.
Não tem jeito nem conversa:  
É certo que bem depressa  
Acontece a bagunça.


As crianças vão ficar doidas!”

Não só as crianças, os adultos também! No livro As Crianças Vão Ficar Doidas!, de Tino Freitas, tudo é tão maluco que vai ser difícil resistir às maluquices e à pressa do Seu Tatá. Por que ele corre tanto e espalha tanta bagunça por onde passa? Isso você descobre na obra, que pode ser lida numa sentada só, porque tem ritmo e velocidade em cada rima. É uma delícia de leitura (e bem divertida, porque não tem situação que seja normal ali).
Mas é bom ler pelo menos uma vez bem devagar, para não perder nenhuma das brincadeiras com as palavras, que são quase trava-línguas. Tem, por exemplo, o Rei Polho van Piro, o pirata Peruca, a bruxa Bernadete que mora numa quitinete…
Além disso, as ilustrações da Mariana Massarani são sempre maravilhosas e, aqui, elas complementam a bagunça das palavras! Observando bem os desenhos, você descobre coisas malucas como uma máquina de lavar roupas do lado da cama, os três relógios de Seu Tatá, a cobra que se enrola no chapéu da bruxa Bernadete, a menina que dorme no armário da cozinha, os piolhos da Rapunzel…
As Crianças Vão Ficar Doidas! Texto: Tino Freitas. Ilustrações: Mariana Massarani. Manati, R$ 37.

Nenhum comentário: