quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fiz novos amigos em Passo Fundo (RS)

Em 2010 tive o prazer de ser convidado por Celso Sisto para participar do 2º Seminário Internacional de Contadores de Histórias cujo tema foi A Narração Oral e a Promoção da Leitura, como parte integrante da programação da 14ª Jornada Literária de Passo Fundo (30 anos de atividades). Em agosto passado, de 22 a 26, estive lá em Passo Fundo (RS) ao lado de uma seleção incrível de contadores de histórias dando vida ao tema proposto.

Estive ao lado de Niré Collazo (Uruguai), Jonas Ribeiro, Cristina Taquelin (Portugal), Augusto Pessoa, Elvira Novell (Espanha) e do organizador Celso Sisto. De terça a sexta, a gente se encontrou toda manhã para trocar experiências com o público (cerca de 200 inscritos), sempre sob a mediação do nosso anfitrião.

Terça, Niré e Jonas falaram sobre a O Contador de Histórias na Sala de Aula; quarta, o tema de Cristina e Augusto foi O Contador de Histórias na Biblioteca. Quinta, Elvira e eu apresentamos nossas experiências a partir do tema O Contador de Histórias na Comunidade (na foto acima, Celso, Niré e Jonas). Após cada apresentação, a gente se dividia para as oficinas que cada um veio compartilhar. Eu tratei da mediação de leitura como ferramenta de inclusão social, quando a criança não teve o incentivo à leitura (ou o teve timidamente) no seio familiar, nem na escola. A partir da minha experiência no Roedores de Livros, abordei as dificuldades, metodologias e conquistas que a comunidade como um todo pode ter quando oferece a oportunidade de uma criança conviver prazerosamente com o livro. No meu grupo, biblitecários, professores, mães e aposentados. Espero ter conseguido passar a todos o mais importante para o sucesso dessa empreitada: a paixão pelos livros e pelas crianças.

Às tardes, Celso, Jonas, Augusto e eu nos revezamos contando histórias nos intervalos entre cada dupla de escritores nas lonas da jornadinha. Se você nunca participou da jornada, não tem como saber a intensidade que é esse momento. Tem que vivenciar. Cinco tendas, cada uma com cerda de 600 a mil (!!!) crianças ou jovens. Tínhamos cerca de 5 a 10 minutos entre o revezamento de autores convidados (na foto acima, Jonas em uma das suas intervenções). Nos corredores, encontramos com Roseana Murray, Lenice Gomes, Regina Rennó, Silvana Tavano, Marcelino Freire, Leonardo Brasiliense, Flávia Lins e Silva, Caio Ritter, Daniel Kondo, Ricardo Azevedo, Thiago de Melo Andrade, Rodrigo Lacerda, enfim, muita gente bacana, parceiros da boa literatura.

No último dia, o "gran finale" em que cada um de nós contamos uma história para o público do Seminário. Foi muito rico ver a diversidade das técnicas das narrativas apresentadas (na foto acima, Jonas Ribeiro sob o clique das câmeras). O público se emocionou e nós também. Bastante. Aprendi muito e fiz novos amigos. Parabéns à organização pelo carinho e competência com que conduziram-nos por aqueles dias. Ajudaram - e muito - a aquecer-nos diante do frio implacável do mês de agosto nas terras do sul. Até o próximo encontro!!! Hatuna Matata!!!

Um comentário:

Elisângela disse...

Público das loninhas entre 1050 e 1200 participantes.
Abraço.